A maior rede de cooperação universitária, com o patrocínio Santander

Em Julho de 2000, é criada a Universia com o apoio de 35 universidades espanholas, a Conferência de Reitores de Universidades Espanholas e o Conselho Superior de Investigações Científicas. Entre 2000 e 2005, a Universia é lançada em 11 países ibero-americanos, completando a sua presença em todos os países em 2010.
O desenvolvimento das actividades, produtos e serviços da Universia pretende estimular projectos partilhados entre universidades, e explorar o potencial de relação entre universidade e empresa. O resultado da actividade evidencia-se pela emergência de projectos de excelência em rede.

O que é a Universia?

A Universia é a maior rede de universidades de língua espanhola e língua portuguesa. É formada por 1290 universidades parceiras de 23 países ibero-americanos que representam 16,8 milhões de professores e estudantes universitários.

Actua como alavanca impulsionadora de projectos de excelência com grupos de universidades, dentro do seguinte quadro:

  • O âmbito geográfico internacional: o foco de interesse é global, com especial ênfase na Ibero América.
  • A heterogeneidade do ensino superior: a inter-relação entre disciplinas científicas, tecnológicas, humanidades, ciências sociais e técnicas.
  • O protagonismo da Universidade na Empresa: a inovação é uma exigência do tempo. Isto requer reduzir a distância entre os laboratórios e o mercado.
  • A análise de futuro: observar com critério a evolução da sociedade e a economia, para poder identificar as melhores respostas aos desafios colocados.

Estrutura organizacional Universia

Visão

A visão da Universia promove a mudança e a inovação junto da comunidade universitária e das empresas.

Uma visão que permite buscar novas actividades na exploração do potencial de relação entre universidades e empresas:

  • Ser a maior rede de cooperação universitária centrada na Ibero América que promove a mudança e a inovação, através de uma plataforma de produtos e serviços para a comunidade universitária e as empresas.
  • Referência internacional de Responsabilidade Social Empresarial com o mecenato do Banco Santander.

Missão

A missão da Universia consiste em desenvolver a visão, actuando como agente de mudança na interacção entre universidades e empresas.

O resultado da actividade da Universia evidencia-se na emergência de projectos de excelência em rede, entre universidades, e entre universidades e empresas:

  • Actuar como agente de mudança, ajudando as universidades a desenvolver projectos partilhados, e gerar novas oportunidades para a comunidade universitária, atendendo à procura do cenário empresarial e institucional, e com critérios de eficiência económica e rentabilidade.

Linhas de acção

A acção da Universia constrói-se sobre quatro eixos:

  • Conhecimento: Motor da inovação. Ligar a investigação à empresa, utilizando tecnologia para divulgar o conhecimento e promovendo a formação ao longo de toda a vida.
  • Colaboração: Vínculos entre universidades e empresa. Criar espaços para o debate e a relação interuniversitária, e posicionar os professores universitários como agentes da mudança empresarial.
  • Emprego: Relação entre talento e emprego. Facilitar a procura do primeiro emprego e de estágios profissionais dos universitários, e gerar novas oportunidades de emprego para os licenciados.
  • Futuro: Universitários como protagonistas do futuro. Aproximar iniciativas e instrumentos que os ajudem na sua formação profissional e pessoal, e informar sobre possibilidades de futuro.